domingo, 9 de junho de 2013

Experiência do espelho

                                       Ao colocar dois espelhos, um perto do outro, formando 90º entre si, e colocando um objeto na frente destes, o que ocorre?


Ao se fazer isso, aparecerão três imagens iguais ao objeto como na foto acima.

E se alterarmos o ângulo entre os espelhos para 60º?  Então aparecerão cinco imagens iguais ao objeto como na foto abaixo.


                                                               
                                 
Vale ressaltar que a terceira imagem não aparece completamente porque, no caso concreto, os espelhos não estão em "contato direto". As molduras espessas do espelho dão esta impressão.



Disco de Newton




Primeiramente, o que é um disco de Newton e o porque de ter recebido este nome?
O disco de Newton é um dispositivo onde podem ser demonstradas as composições de cores e recebeu este nome por ter sido descoberto por Isaac Newton. Diz-se que Newton comprara um prisma de vidro em uma feira e este, ao entrar em contato com um raio de sol vindo da janela de sua casa, produziu uma espécie de arco-íris. Newton observou que colocando um papel no caminho da luz que surgia do prisma, apareciam setes cores do espectro, uma seguida da outra: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A sucessão de faixas coloridas recebeu do próprio Newton o nome de espectro.




A luz branca ao passar pelo prisma pode ser decomposta, o que faz com que apareçam  várias cores do outro lado. As cores de um arco-íris. A esse fenômeno deu-se o nome de decomposição da luz branca.



Quando feixes de luzes coloridas passam por um prisma, uma luz branca aprece do outro lado. Podemos concluir que esta é uma mistura de várias luzes coloridas. É o que acontece com o disco de Newton, que é formado por sequências de cores do espectro. Quando girado a certa velocidade  todas as cores se "misturam" e podemos perceber a cor branca.